Real North Tours

Douro

Vindima, Fé e Cabidela

Gastronomia e Tradição

Um rico e aveludado arroz de frango do campo, cozinhado lentamente e ultimado com uma calda feita através da mistura do sangue do frango com vinagre branco. Um prato aromático, forte e inigualável, que à primeira garfada explode na boca numa rapsódia de sabores (e saberes) únicos no mundo. É assim o Arroz de Cabidela, um dos mais singulares e emblemáticos pratos da gastronomia do Norte de Portugal.

O Prato das Vindimas

Mas o que tem este prato típico da região do Minho a ver com o Douro? Tudo! Durante as vindimas, tarefa manual e fisicamente muito exigente, era necessário alimentar os trabalhadores com uma refeição rica e nutritiva, que, ao mesmo tempo, tinha de ser farta o suficiente para alimentar muitas bocas. Daí a Cabidela, um prato idealizado para utilizar o frango na sua totalidade – incluindo o sangue! – naquele que é também um gesto de respeito pelo animal. Ao sangue é adicionado vinagre de vinho, reforçando assim a ligação do prato à vinha e, por sua vez, ao Douro.

Fé e Bênção da Colheita

E é precisamente durante a vindima, no decorrer do mês de setembro, que tem lugar no Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a festa em honra da padroeira. Durante as celebrações litúrgicas da festividade, naquele que é um dos maiores lugares de culto do Norte de Portugal, os produtores de vinho e seus trabalhadores, cujas famílias dependem da vinha para subsistir, rumam ao santuário num ato de fé para pedir à padroeira a benção para as uvas e proteção para a colheita.


O que vais viver

  • Visita Guiada ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios
  • Almoço tradicional com Arroz de Cabidela e vistas para o Douro
  • Estrada N222 até ao Pinhão — uma das mais cénicas do mundo
  • Quinta das Carvalhas: miradouro e prova de vinhos com Tábua de Enchidos e Queijos

É no Santuário da Nossa Senhora dos Remédios que terá início o nosso tour, onde após subir os 686 degraus da monumental escadaria, se inicia a visita guiada à igreja e ao jardim. Em seguida viajamos até ao Peso da Régua, para a degustação do tradicional Arroz de Cabidela, num restaurante com vistas panorâmicas sobre a cidade e sobre o rio. Depois do almoço, seguimos caminho pela estrada N222, considerada pela National Geographic como uma das estradas mais bonitas e espetaculares do mundo. Na companhia do majestoso rio Douro, serpenteamos pela bela paisagem da região até ao Pinhão. Após a visita à Estação Ferroviária, conhecida pelos seus azulejos representativos da produção do vinho do Porto, segue-se a travessia da Ponte do Pinhão, e já na outra margem do rio Douro, a equipa da Quinta das Carvalhas irá recebê-lo para uma visita guiada à sua propriedade, onde poderá ver as vinhas, os trabalhadores e, já no topo do montanha, perder o fôlego com a mais deslumbrante vista sobre o Douro vinhateiro. Para finalizar a visita espera-o uma prova de vinho branco, tinto e vinho do Porto, harmonizados com uma Tábua de Enchidos e Queijos.

Contacto

Peça mais informações ou reserve já

Precisa de mais informações? Contacte-nos através do email info@realnorthtours.com.